O custo-benefício atrativo é um dos fatores que podem determinar o sucesso de um projeto. Analisar alguns pontos é importante para que a precificação de eventos seja certeira e atraia o público esperado. Confira 5 dicas que separamos para você!
Uma das maiores dificuldades e desafios encontrados pelos produtores — até os mais experientes —, é a precificação de eventos, sejam eles presenciais ou online, pois, junto com outros fatores, é o preço que fará com que a equipe seja mais assertiva no processo de vendas.
Pensando nisso, a INTI selecionou 5 dicas essenciais para que a precificação de eventos seja estratégica para o organizador e interessante para o participante.
Vamos lá?
1. Conhecer o perfil do público
Para que o ingresso tenha um valor atrativo, é necessário conhecer o público que se deseja alcançar. Aliás, esse é um ponto que determinará o sucesso de diversas ações durante a organização do evento.
Antes de definir o valor, é importante analisar:
- Faixa etária;
- Poder aquisitivo;
- Nível de exigência;
- Eventos que costuma participar;
- Entre outros.
Pesquisar eventos que tenham o mesmo perfil e entender os preços praticados, também é um ótimo caminho para uma precificação de eventos mais assertiva.
2. Controle de todos os custos
Antes de decidir o valor dos ingressos, é de extrema importância saber quais serão as despesas do evento.
Cada detalhe deve ser controlado, por isso, ao realizar os orçamentos, é válido colocar em uma planilha todos os itens que possam gerar custos.
Detalhes como a iluminação, sonorização, itens de higiene, contratação de staff, alimentação, incidência de taxas para pagamentos com cartões etc., também devem ser considerados.
O valor cobrado pelos ingressos deve cobrir todas as despesas levantadas e, ainda, conter uma margem de lucro, que pode variar de acordo com os objetivos de cada produtor.
3. Ingressos Premium
No momento de precificar os eventos e pensar na classificação dos ingressos, muitos produtores ficam receosos em “ofertar entradas” com um valor mais elevado.
A divisão dos ingressos por categorias, além de valorizar o potencial do evento, instiga o público a buscar pela melhor experiência. Com isso, o produtor tem a oportunidade de maximizar não apenas a sua receita, mas também a satisfação e a experiência do participante.
Veja mais: Promoção de ingressos: como fazer
4. Vendas por lotes
Realizar as vendas de ingressos por lotes ou por compras antecipadas, são excelentes estratégias para adiantar a receita e coletar informações valiosas dos participantes.
Ao optar por este tipo de venda, será possível trabalhar com preços diferenciados para um determinado número de ingressos, por isso, é preciso muita atenção ao decidir quanto cada ingresso nestas condições irá custar.
Abaixo, algumas ideias:
- Promoção baseada em tempo: descontos com “contagem regressiva” podem levar compradores a agirem rápido e, assim, garantirem os seus lugares mais cedo.
Exemplos: “Lançamento de vendas”, “Venda relâmpago”, “Apenas nesta semana”, “Últimos ingressos” etc.; - Promoção baseada em lotes: este tipo de desconto está relacionado ao número de ingressos disponível em cada lote. Essa ação permite que o produtor faça uma estimativa da receita e alinhe o orçamento com mais precisão.
Para que essas campanhas sejam disponibilizadas ao público, é aconselhável contar com uma plataforma intuitiva, que deixe o processo de compras mais fluído e que não disperse o futuro participante.
5. Ingresso ficou com o valor elevado: e agora?
Após fazer todas as análises e levantamentos, é possível que o valor final fique muito acima do esperado.
Para que a precificação de eventos se enquadre às reais necessidades dos produtores e ao perfil dos participantes, pode ser necessário ajustar alguns custos e buscar parcerias que possam financiar o projeto.
Procurar por bons patrocinadores, empresários, comerciantes locais, associações, secretarias de cultura etc., pode ser uma saída muito inteligente e estratégica.
Veja mais: E-book Grátis: Conquiste Patrocínios para Eventos
Após a precificação de eventos, a INTI poderá ser a sua parceira nesta etapa tão importante: a venda de ingressos.
Temos soluções que irão engajar e encantar os seus participantes. Vamos conversar?