Mostramos o caminho da pedras para realizar promoções de alto impacto e com ótimo retorno.
A indústria de eventos, como qualquer outro segmento, também enfrenta alguns períodos em que o fluxo de vendas fica mais baixo, por isso, a promoção de ingressos pode ser uma ótima estratégia para colocar “as coisas nos eixos” e, assim, manter um fluxo financeiro saudável.
Sabemos que diversos custos envolvem a produção de um evento e que, por isso, cada ingresso vendido é importante para a contratação de novos recursos em suas diferentes fases.
Geralmente, a calmaria nas vendas acontece entre o lançamento e o mês que antecede o evento, portanto, é justamente nessa fase que o produtor precisa ser criativo e pensar em ações que ajudem a impulsioná-lo, que engajem o público e, consequentemente, que reflitam nas vendas.
Entretanto, antes de falarmos de promoções, é importante que os três passos abaixo estejam bem claros no planejamento:
1 – Estabelecimento de metas
As promoções, na maioria das vezes, podem ser necessárias quando os números mostram que as vendas não obterão o retorno esperado dentro de um determinado período.
Por isso, antes mesmo do lançamento, é importante que sejam estabelecidas algumas metas — que nem sempre são focadas apenas no retorno financeiro.
Por exemplo: o objetivo do evento pode ser alcançar uma quantidade de público três vezes maior, quando comparado a última edição ou, até mesmo, expandi-lo para novos públicos ou, quem sabe, mudar totalmente o perfil do público participante.
O fato é que, com base nessas metas, será possível determinar quais ações promocionais serão mais eficazes.
2 – Definição dos preços
Não há promoção que salve um evento que não foi precificado da forma correta. Por isso, antes de divulgar os preços dos ingressos, é importante fazer uma análise de mercado e entender todo o cenário em que o evento está inserido. Confira alguns dados que devem ser considerados:
- Perfil do público (faixa etária, perfil socioeconômico etc.);
- Preço cobrado na última edição;
- Preço praticado pelos concorrentes.
3 – Determine prazos
Assim que a etapa 1 (estabeleça metas) for definida, é muito importante que seja montado um cronograma/calendário que determine os prazos de atingimento de cada meta que foi estipulada.
Os prazos são importantes para que se possa, de forma muito consciente, pensar em promoções e outras ações de marketing.
Agora vamos ao que interessa: a promoção de ingressos
As promoções de ingressos nem sempre estão atreladas aos descontos, pelo contrário, elas podem contemplar vários outros benefícios, como a compra antecipada, a comercialização de ingressos com itens adicionais, entre outros.
Confira algumas ideias:
Variações de preços
O lançamento é, sem dúvida, o momento mais esperado pelo produtor, pois as vendas realizadas neste período darão uma boa base da receptividade do público.
Entretanto, é preciso pensar em ações durante todas as fases do evento. Ao comercializar os ingressos em períodos diferentes, será possível trabalhar com valores distintos. Dessa forma, o participante será incentivado a adquirir o ingresso antecipadamente.
Os ingressos podem variar entre:
- Pré-venda;
- Early Bird;
- Venda geral;
- Última chamada.
Uma dica importante é determinar o preço de todos esses ingressos antecipadamente e exibir esses valores na descrição do evento, dessa forma, ao fazer a comparação, o público irá notar que a oportunidade de compra disponível naquele momento é, de fato, imperdível.
Um exemplo: na campanha de pré-venda, o ingresso terá um valor promocional e, por isso, o seu custo será de R$300,00. Todos os outros ingressos que serão comercializados após esse período, terão um valor mais elevado. Embora eles ainda não estejam habilitados, é interessante deixar os preços visíveis na descrição na plataforma de vendas.
Crie ingressos que contenham itens adicionais:
Ingressos que dão direito a itens adicionais podem ser uma grande sacada comercial. Aliás, não podemos esquecer que muitas compras, principalmente a de ingressos, são regidas por uma boa dose de emoção e, até mesmo, de ansiedade.
Veja algumas ideias de itens adicionais que podem adicionados aos ingressos:
- Open bar;
- Valet (estacionamento);
- Meet & Greet;
- Acesso a grupos de discussão;
- Entre outros.
Segmente as ações promocionais
Vamos supor que uma das metas estabelecidas para o evento seja aumentar o número de participantes de um determinado nicho de mercado que ocupe posições de liderança. Uma ação interessante pode ser a criação de promoções para esse público, elas podem conter:
- Descontos na aquisição do ingresso;
- Inclusão de algum item adicional, como, por exemplo, o acesso às salas exclusivas;
- Direito a roda de perguntas;
- Entre outros.
Aproveite o calendário sazonal para vender mais ingressos:
As datas comemorativas sempre dão uma movimentada nas vendas em geral e, na indústria de eventos, não pode ser diferente.
Por isso, aproveite essas situações para criar promoção de ingressos e vender muito mais!
Por exemplo: caso o evento apresente as últimas tendências da indústria hospitalar, que tal aproveitar o Dia do Médico para criar uma campanha com desconto nos ingressos?
Ou
Talvez o evento seja musical e, por isso, ele contará com a presença de algumas bandas de rock. Nada mais justo do que no Dia Internacional do Rock, oferecer descontos imperdíveis para a aquisição de ingressos ou, até mesmo, o sorteio de algumas entradas. Concorda?
Isso também vale para a Black Friday, Natal, Dia das Crianças, entre tantas outras datas. Basta usar a criatividade!
Deu para notar como fazer a promoção de ingressos não é um “bicho de sete cabeças”? Fique atento às oportunidades que o próprio público irá sinalizar durante todas as etapas.
Com a INTI, além de vender os ingressos de forma totalmente segura e transparente, o participante terá uma jornada de compras totalmente imersiva e prática.
Vamos conversar? Conheça todas as possibilidades que temos para o seu evento.